Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Tamanho do texto
Altura da linha
Espaçamento de texto

Mensagens do blog por Ailton Carlos Pedroza Junior

Servidores participam de capacitação sobre gestão do conhecimento

Como ação do projeto estratégico "Execução do Plano Estratégico de Gestão do Conhecimento", o Departamento de Expediente e Documentação (DED), em parceria com a Escola de Contas, promoveu, nos últimos dias 20 e 21, o curso “Gestão do Conhecimento no Setor Público”, com a participação de servidores de diversas áreas do TCE-PE.

A capacitação teve como objetivo envolver a Casa na temática, para que os conceitos sejam aplicados na prática, disseminando a ideia de que a gestão do conhecimento faz parte de um interesse coletivo. "É algo fundamentalmente transversal na instituição. Para a gestão do conhecimento acontecer é imprescindível que todos estejam envolvidos e incorporem ao seu trabalho as dinâmicas necessárias para garantir um bom registro, armazenamento, compartilhamento e criação de novos conhecimentos", afirmou Socorro Félix.

As aulas tiveram a orientação do professor da PUC-MG, Rodrigo Baroni de Carvalho, pós-doutor em Ciência da Informação. Segundo ele, a gestão do conhecimento contribui com as organizações públicas na promoção da cultura de aprendizado organizacional. Essa abordagem é feita por meio de um conjunto de processos sistemáticos que vão ajudar tanto na criação do conhecimento, no registro desses dados levantados, quanto na transferência dessas informações para o máximo de servidores.

“É preciso que todos entendam os processos, e o que as outras áreas estão fazendo, para evitar a reinvenção da roda. Às vezes temos duas frentes de trabalho desenvolvendo uma mesma atividade em setores diferentes e que poderiam estar trabalhando em conjunto, para solucionar uma mesma demanda”, afirmou.

Baroni explicou ainda que, na prática, a gestão de conhecimento está associada a três frentes, sendo a primeira delas, a memória organizacional, que no âmbito do TCE-PE está associado ao alto nível de servidores prestes a se aposentarem. “Se nada for feito, eles levam consigo todo o conhecimento, gerando uma lacuna na prestação de serviço da casa”, enfatizou.

A segunda frente está associada ao processo de aprendizagem, direcionada a quem chega. ”É muito importante acelerar o processo de aprendizagem para os novos servidores, para que eles possam se inteirar dos processos, tornando-se bastante produtivos”, afirmou.

O terceiro ponto é a documentação dos processos. “Essa etapa deve também ajudar a apoiar o processo de inovação, de forma que os projetos desenvolvidos, que geram novos conhecimentos, sejam compartilhados e não fiquem apenas restritos às pessoas que trabalharam no projeto”, concluiu.

Para a assessora pedagógica da Escola de Contas, Melanie Mariano, o curso foi um importante momento de interação entre os diversos setores do Tribunal, para fortalecer a cultura de compartilhamento do conhecimento. "Isso facilita o conhecimento dos processos internos e agiliza tomadas de decisões", disse ela.

“As dinâmicas feitas pelo professor mostraram oportunidades para a gente estimular os processos de gestão do conhecimento na casa, agregando na resolução de projetos estratégicos”, comentou a servidora Juliana Jenné, da Gerência de Desenvolvimento Funcional.

Confira mais imagens 📸