Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Tamanho do texto
Altura da linha
Espaçamento de texto

Mensagens do blog por Ailton Carlos Pedroza Junior

Escola de Contas comemora 26 anos com palestra sobre controle social

O Doutor em Ciência Política, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Fernando Abrucio, proferiu a palestra “Controle em prol dos cidadãos: principais desafios”

A Escola de Contas realizou na última segunda-feira (02/09) uma palestra em  comemoração aos 26 anos de sua fundação. Os conselheiros Valdecir Pascoal (Presidente do TCE-PE) e Dirceu Rodolfo (Diretor da Escola) abriram o evento falando sobre a história da Escola, e sua importância para capacitar servidores do Tribunal, agentes públicos jurisdicionados e a sociedade.

O Presidente Valdecir Pascoal ressaltou as ações do Programa TCEndo Cidadania, executado pela Escola de Contas, que têm por objetivo  estimular o controle social e a cidadania. “Eu testemunhei toda a história da Escola de Contas, no início com sua razão de ser, de capacitar os servidores, depois trilhando naturalmente ações de capacitação de gestores públicos, se tornando um braço pedagógico e educador, sobretudo para os municípios pequenos”,  disse Valdecir.

O Presidente afirmou ainda que existe uma falta de estrutura organizacional nesses municípios e que o Tribunal está à disposição para capacitá-los, sobretudo com os cursos da Escola. “São cursos para todas as áreas, desde a arrecadação de impostos, passando por questões orçamentárias, formações na área de licitações. Um trabalho pedagógico imprescindível e reconhecido por todos os gestores municipais, que elogiam a qualidade dos cursos da Escola de Contas”, concluiu.

O Conselheiro Dirceu Rodolfo parabenizou a atuação de todos os servidores da Escola que, ao longo dos anos, vêm produzindo e disseminando conhecimentos, em prol da melhoria da administração pública. “Se o Tribunal está punindo menos, é porque está capacitando melhor os gestores públicos, trabalhando de forma horizontal, se aproximando também do cidadão e das entidades de classe”, destacou.

Palestra - Em sua apresentação, o professor e pesquisador Fernando Abrucio discorreu sobre os principais desafios do controle social no país e o papel dos Tribunais de Contas no fortalecimento da democracia. O cientista político ressaltou as contribuições dos Tribunais de Contas do Brasil para a melhoria das Políticas Públicas, principalmente na área da educação.

Abrucio, abordou a importância das escolas de governo, como as escolas de contas, para enfrentar os desafios da gestão pública. Ele destacou como principal desafio a reflexão sobre controle e sobre gestão de políticas públicas, principalmente sobre a gestão por evidências, para avaliação de políticas públicas. “Precisamos fortalecer a ideia de serviços públicos, com melhores processos seletivos, maior transparência, profissionalizando a gestão e garantindo uma boa formação para os servidores. Esse é o caminho para redefinir a relação entre Estado e sociedade. Vocês têm o papel de ajudar na conscientização e mobilização da sociedade”, finalizou.