A comitiva foi recebida pelo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, e pelos conselheiros Carlos Neves, Eduardo Porto e Ranilson Ramos e seguiu para a Escola de Contas para cumprir uma agenda com a equipe de gestão
Uma comitiva composta por seis servidores do Tribunal Administrativo de Moçambique (TA-MZ), visitou recentemente a Escola de Contas, com o objetivo de conhecer a infraestrutura, o funcionamento e a cultura organizacional da unidade de ensino. O TA-MZ está implementando um Centro de Desenvolvimento de Competências nos moldes das escolas de contas brasileiras.
Durante os dois dias de visita à Escola, a comitiva foi apresentada ao grupo de gestores, que detalhou as atividades desenvolvidas nas gerências administrativa e financeira e nas demais gerências de ações educacionais voltadas para os servidores, os agentes públicos jurisdicionados e para a sociedade como um todo.
A coordenadora-geral da Escola do TCE-PE, Vanja Guerra, destacou a experiência como positiva. “Compartilhamos nosso planejamento estratégico, nossos processos finalísticos e de suporte, promovendo um intercâmbio de informações. Foi gratificante perceber o engajamento e a profundidade dos questionamentos realizados pelos integrantes da delegação”, afirmou.
O diretor Nacional de Recursos Humanos, e chefe da missão moçambicana, Joaquim Panguana, explicou que o Tribunal Administrativo de Moçambique formatou um Plano Estratégico para a instituição e que um dos pontos principais desse plano é a criação de um Centro de Desenvolvimento de Competências, daí a importância da visita para conhecer a organização e o funcionamento da Escola de Contas. “Viemos nos apropriar da expertise da Escola, relativamente no que diz respeito à organização e a experiência de todo processo de sua construção”, enfatizou.
O gestor de Programas Especiais do TCE-PE, Breno Spíndola, também participou das explanações e explicou que o momento foi além das apresentações das experiências sobre temas relacionados ao controle externo e desenvolvimento profissional. “Tratou-se de uma grande oportunidade de troca de experiências, estreitamento de relações institucionais e crescimento mútuo”, concluiu.
A comitiva do TA-MZ foi formada pela Assessora do Presidente, Edurne Munhequete, pelos Diretores Nacionais dos Recursos Humanos e de Administração e Finanças, Joaquim Panguana e Beatriz Amós Gulela, respectivamente, pelos Coordenadores da Direcção de Sistemas de Informação e do Gabinete Jurídico e de Estudos, Lara Buvana e João Langa, respectivamente, além da representante dos parceiros de cooperação, da GIZ, Nilsa Magaia.