Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Tamanho do texto
Altura da linha
Espaçamento de texto

Mensagens do blog por Ailton Carlos Pedroza Junior

Escola de Contas do TCE-PE recebe comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique
Escola de Contas do TCE-PE recebe comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique

A comitiva foi recebida pelo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, e pelos conselheiros Carlos Neves, Eduardo Porto e Ranilson Ramos e seguiu para a Escola de Contas para cumprir uma agenda com a equipe de gestão

Uma comitiva composta por seis servidores do Tribunal Administrativo de Moçambique (TA-MZ), visitou recentemente a Escola de Contas, com o objetivo de conhecer a infraestrutura, o funcionamento e a cultura organizacional da unidade de ensino. O TA-MZ está implementando um Centro de Desenvolvimento de Competências nos moldes das escolas de contas brasileiras.

Durante os dois dias de visita à Escola, a comitiva foi apresentada ao grupo de gestores, que detalhou as atividades desenvolvidas nas gerências administrativa e financeira e nas demais gerências de ações educacionais voltadas para os servidores, os agentes públicos jurisdicionados e para a sociedade como um todo. 

A coordenadora-geral da Escola do TCE-PE, Vanja Guerra, destacou a experiência como positiva. “Compartilhamos nosso planejamento estratégico, nossos processos finalísticos e de suporte, promovendo um intercâmbio de informações. Foi gratificante perceber o engajamento e a profundidade dos questionamentos realizados pelos integrantes da delegação”, afirmou. 

O diretor Nacional de Recursos Humanos, e chefe da missão moçambicana, Joaquim Panguana, explicou que o Tribunal Administrativo de Moçambique formatou um Plano Estratégico para a instituição e que um dos pontos principais desse plano é a criação de um Centro de Desenvolvimento de Competências, daí a importância da visita para conhecer a organização e o funcionamento da Escola de Contas. “Viemos nos apropriar da expertise da Escola, relativamente no que diz respeito à organização e a experiência de todo processo de sua construção”, enfatizou.

O gestor de Programas Especiais do TCE-PE, Breno Spíndola, também participou das explanações e explicou que o momento foi além das apresentações das experiências sobre temas relacionados ao controle externo e desenvolvimento profissional. “Tratou-se de uma grande oportunidade de troca de experiências, estreitamento de relações institucionais e crescimento mútuo”, concluiu.

A comitiva do TA-MZ foi formada pela Assessora do Presidente, Edurne Munhequete, pelos Diretores Nacionais dos Recursos Humanos e de Administração e Finanças, Joaquim Panguana e Beatriz Amós Gulela, respectivamente, pelos Coordenadores da Direcção de Sistemas de Informação e do Gabinete Jurídico e de Estudos, Lara Buvana e João Langa, respectivamente, além da representante dos parceiros de cooperação, da GIZ, Nilsa Magaia.




  
Scroll to top