Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to main content Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Blog entry by Ailton Carlos Pedroza Junior

Jornalismo de Dados e Gestão Pública foi tema de curso para profissionais da imprensa
Jornalismo de Dados e Gestão Pública foi tema de curso para profissionais da imprensa

O TCE-PE, em parceria com a Escola de Contas, promoveu entre os dias 02 e 03 de dezembro, o curso “Como encontrar notícias no portal Tome Conta: Jornalismo de Dados e Gestão Pública”, ministrada pelo jornalista de dados, cientista político e professor universitário, Fábio Vasconcellos. O curso foi voltado exclusivamente para jornalistas.

No encontro, foram abordados o conceito de jornalismo de dados, tipos, formatos, técnicas, aplicações, exemplos em reportagens, seu uso no Brasil e em outros países, atividades práticas em planilhas eletrônicas,  além de instruções de como elaborar notícias a partir de dados disponíveis no portal Tome Conta.

“Cursos como esses são importantes para disseminar a ideia e a técnica de que o jornalismo pode fazer muito mais em termos de produção de notícias e geração de conhecimento para sociedade. E isso é, de alguma maneira, ajudar a sociedade a fazer seu controle social dos gastos públicos, das instituições públicas, por exemplo”, disse o instrutor do curso, Fábio Vasconcellos.

Segundo o diretor de Comunicação do TCE-PE, Luiz Felipe Campos, o objetivo foi mostrar as possibilidades que o Tome Conta oferece em termos de jornalismo. “Há uma enormidade de notícias esperando serem encontradas no Tome Conta, mas para isso é preciso que os repórteres estejam habilitados tecnicamente para achá-las”, disse. 

Tome Conta é uma plataforma digital de consulta do Tribunal de Contas de Pernambuco onde é possível ter acesso imediato a informações sobre arrecadação, gastos, licitações, contratos e investimentos em educação, saúde e pessoal de todos os municípios, entidades e órgãos públicos do Estado.


  
Scroll to top