A Escola de Contas do TCE-PE promoveu na segunda-feira (28/04), dentro da programação do Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), no Centro de Convenções de Pernambuco, uma oficina piloto com o jogo "Cidades Possíveis", uma ferramenta de educação cidadã desenvolvida pelo Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU).
A execução da atividade foi coordenada pela Gerência de Controle Social e Cidadania (GECS) da Escola e pelo Núcleo de Inovação (NUI) do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O jogo integrou as ações do programa TCEndo Cidadania e teve como objetivo sensibilizar gestores públicos e cidadãos em geral sobre a importância do planejamento e da definição de prioridades para o desenvolvimento de políticas públicas municipais.
O jogo propõe aos participantes a vivência de desafios relacionados à gestão das cidades, estimulando o debate e a reflexão coletiva sobre os caminhos para construir municípios mais justos e sustentáveis. De acordo com Adriana Dubeux, gerente da GECS e uma das mediadoras da oficina, a proposta marcou um passo importante na utilização da gamificação como estratégia de educação cidadã.
"O uso de gamificação nas ações do Programa TCEndo Cidadania é uma meta da Escola de Contas, e estamos muito empolgados de poder realizar essa oficina e divulgar o jogo para o público participante do congresso, que é formado por agentes que podem multiplicar os aprendizados dessa dinâmica", afirmou.
A oficina, além de divulgar a iniciativa, também serviu como um teste para futuras aplicações do "Cidades Possíveis" em outras ações educativas do TCE-PE, fortalecendo o compromisso da instituição com a inovação e a promoção da cidadania ativa em Pernambuco.
Tamanho do texto
Altura da linha
Espaçamento de texto