A oficina com tema: “Políticas públicas sobre violência contra a mulher”, faz parte de uma série de atividades descentralizadas que o Programa TCEndo Cidadania realizará ao longo deste ano.
A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), através da sua Gerência de Controle Social e Cidadania(GECS), responsável pelo Programa TCEndo Cidadania, promoveu na última segunda-feira (06), na sede da Inspetoria Regional do TCE, no município de Bezerros, uma oficina voltada à conscientização, escuta e construção de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade reuniu representantes de conselhos municipais voltados ao tema, movimentos sociais e gestores públicos, especialmente das secretarias da mulher.
Durante a manhã, os participantes acompanharam os instrutores João Robalinho e Fátima Brayner, ambos da Diretoria de Gestão e Governança do TCE-PE, na discussão do orçamento público sob a perspectiva das políticas públicas com foco na violência contra a mulher.
À tarde, houve a condução da oficina prática com a identificação pelos participantes das ações destinadas à política pública, destacadas regionalmente (por município), onde puderam explorar os instrumentos orçamentários e os recursos disponibilizados efetivamente no estudo de caso demonstrado, além de comentar em grupo sobre a adequação para a execução das ações de combate à violência contra a mulher, tema do encontro.
Segundo Adriana Dubeux, gerente da GECS, o encontro buscou despertar o entendimento sobre a necessidade de coerência entre o planejamento macro e as ações que serão executadas, permitindo o aperfeiçoamento do exercício do controle social.
Esta foi a primeira oficina realizada em 2025. Outras seis estão previstas em cidades do interior de Pernambuco, todas com foco nas políticas públicas de combate à violência contra a mulher. A próxima está agendada para o dia 20 de maio, em Garanhuns.