Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to main content Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Blog entry by Ailton Carlos Pedroza Junior

Escola do TCE-PE realiza em Bezerros oficina sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher
Escola do TCE-PE realiza em Bezerros oficina sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher

A oficina com tema: “Políticas públicas sobre violência contra a mulher”, faz parte de uma série de atividades descentralizadas que o Programa TCEndo Cidadania realizará ao longo deste ano. 

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), através da sua Gerência de Controle Social e Cidadania(GECS), responsável pelo Programa TCEndo Cidadania,  promoveu na última segunda-feira (06), na sede da Inspetoria Regional do TCE, no município de Bezerros, uma oficina voltada à conscientização, escuta e construção de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade reuniu representantes de conselhos municipais voltados ao tema, movimentos sociais e gestores públicos, especialmente das secretarias da mulher.

Durante a manhã, os participantes acompanharam  os instrutores João Robalinho e Fátima Brayner,  ambos da Diretoria de Gestão e Governança do TCE-PE,  na discussão do orçamento público sob a perspectiva das políticas públicas com foco na violência contra a mulher.

À tarde, houve a condução da oficina prática com a identificação pelos participantes das ações destinadas à política pública, destacadas  regionalmente (por município), onde puderam explorar os instrumentos orçamentários e os recursos disponibilizados efetivamente no estudo de caso demonstrado, além de comentar em grupo sobre a adequação para a execução das ações de combate à violência contra a mulher,  tema do encontro.

Segundo Adriana Dubeux, gerente da GECS, o encontro buscou despertar o entendimento sobre a necessidade de coerência entre o planejamento macro e  as ações que serão executadas, permitindo o aperfeiçoamento do exercício do controle social.

Esta foi a primeira oficina realizada em 2025. Outras seis estão previstas em cidades do interior de Pernambuco, todas com foco nas políticas públicas de combate à violência contra a mulher. A próxima está agendada para o dia 20 de maio, em Garanhuns.



  
Scroll to top