Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to main content Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Blog entry by Escola de Contas TCE-PE

TCE-PE e Escola de Contas reúnem sociedade civil para apresentar diagnóstico da prestação dos serviços de saúde aos autistas
TCE-PE e Escola de Contas reúnem sociedade civil para apresentar diagnóstico da prestação dos serviços de saúde aos autistas

A Escola de Contas, por meio da Gerência de Ações Educacionais para o Controle Social e Cidadania (GECS), responsável pelo Programa TCEndo Cidadania, sediou na última sexta-feira (12) um encontro com representantes de Conselhos de Saúde e da sociedade civil para uma apresentação do “Diagnóstico da prestação dos serviços públicos de saúde aos autistas em Pernambuco”, elaborado pela Gerência de Saúde do Tribunal de Contas (TCE-PE), com um resumo das principais constatações do levantamento realizado em 2023 sobre o tema. Os dados estão disponíveis no site do TCE (https://lookerstudio.google.com/reporting/4dff1555-9fca-4500-9282-a26794daaab8/page/p_mev45bs6nc)  e podem ser acessados por qualquer cidadão. 


As questões constantes do referido levantamento são informações relacionadas ao diagnóstico e tratamento do TEA, à organização da rede de atendimento ao público autista, ao grau de especialização dos profissionais que prestam atendimento a esse público, dentre outros temas. 


Os resultados desse grande diagnóstico situacional foram disponibilizados a todos os gestores dos municípios e de Fernando de Noronha, para que tomassem ciência dos gargalos, lacunas e prioridades a serem observados para a tomada de decisão, de acordo com as respectivas situações locais.


Para a gestora da Gerência de Ações Educacionais para o Controle Social e Cidadania (GECS), Adriana Dubeux Pacífico, o encontro foi uma oportunidade de conscientizar os membros de conselhos municipais sobre o esforço da fiscalização da Gerência de Saúde do TCE para a realização desse diagnóstico. “Esse é o primeiro painel de vários que serão realizados pela Escola de Contas, debatendo esse e outros temas das políticas públicas fiscalizados pelo TCE”, explicou. 


Adriana ressaltou ainda que o objetivo desse e dos próximos encontros é promover o empoderamento dos conselhos municipais, aumentando a participação desses entes na efetividade das políticas públicas, fortalecendo assim a cidadania.



  
Scroll to top