Escola de Contas promove oficina sobre primeira Infância

A Escola de Contas promoveu nesta terça-feira (08/08) uma oficina presencial sobre planejamento estratégico para construção do “Plano Municipal pela Primeira Infância”, com a participação de 40 gestores municipais de várias regiões de Pernambuco.

A oficina foi um complemento das atividades desenvolvidas no curso EAD, disponível no site da Escola, e faz parte das ações do TCE-PE para promover uma política pública voltada às crianças de zero a seis anos. Em breve serão ofertados novos encontros para os demais alunos que concluírem a formação à distância.

A atividade foi conduzida pela instrutora do Instituto da Infância do Ceará (IFAN), Neilza Buarque, que orientou os participantes na elaboração do planejamento do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). “Este momento oportuniza, do ponto de vista estratégico, organizar os municípios para que possam pensar na primeira infância. A ideia é que possamos aqui entregar instrumentos práticos que os gestores possam operar, utilizando metodologias de cunho participativo, para criar de maneira intersetorial os Planos Municipais da Primeira Infância”, enfatizou.

O servidor do Tribunal e coordenador das ações da primeira Infância, Diego Maciel, explicou que esse encontro marca um momento essencial na formação dos participantes. “É o momento de tirar as dúvidas e compartilhar com os demais participantes as experiência e as realidades de seus municípios”, explicou.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) elegeu a primeira infância como prioridade absoluta, não apenas no ambiente da fiscalização e de avaliação, mas na questão da mobilização e da orientação pedagógica. A atuação do Tribunal para garantir os direitos da Primeira Infância tem ajudado os municípios pernambucanos a avançarem na agenda de proteção aos direitos das crianças.