Escola inicia curso de Especialização em Ciência de Dados e Analytics para servidores do TCE-PE

Teve início, no dia 30 de janeiro, o curso de Especialização em Ciência de Dados e Analytics, em parceria com Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/PE). As aulas serão realizadas quinzenalmente em aulas presenciais na Escola de Contas e nos laboratórios da Poli/UPE. O curso terá duração de um ano e conta com a participação de 20 servidores, das mais diversas áreas do Tribunal.

Segundo o coordenador do curso e professor da Poli/UPE, Alexandre Maciel, o curso já formou mais de 300 cientistas de dados em diversas instituições públicas. No TCE-PE a Especialização será multidisciplinar e vai adequar as disciplinas e atividades ao cotidiano da Corte de Contas.

Maciel é o professor da primeira disciplina do curso, introdução à ciência de dados, que está apresentando os conceitos fundamentais da área de ciência de dados e preparando os alunos, com as práticas que serão necessárias para os desafios das próximas disciplinas do curso. “O curso é mão na massa e vai permitir aos alunos identificarem oportunidades de exploração em grande volumes de dados”, completou.

Maciel destacou ainda que a parceria firmada entre a Escola de Contas e a Universidade de Pernambuco (UPE) é estratégica. “Visto que cada vez mais as tecnologias da área de ciência de dados são fundamentais para apoiar os servidores do Tribunal nas suas atividades de auditoria, proporcionando maior produtividade e assertividade por meio de análise de dados avançadas", concluiu.

O servidor Victor Marcel, da Diretoria de Controle Externo, atua na Gerência Regional Metropolitana Norte e destacou que o curso tem sido interessante para seu trabalho.

“Estamos vendo uma visão geral do curso. A expectativa é aprofundar os conteúdos nas próximas disciplinas. Acredito que os conteúdos podem auxiliar na análise dos dados coletados nas auditorias nos municípios”, enfatizou.