Sobre o Curso
Expor as razões pelas quais a primeira infância precisa ser prioridade nas políticas públicas governamentais e instruir os participantes sobre os elementos necessários à criação de um Comitê Intersetorial para a Primeira Infância no âmbito de seus municípios.
Público-Alvo | Período | Carga Horária
- Público-Alvo:público externo e interno,servidores de todas as unidades jurisdicionadas e servidores de ujs específicas.
- Carga Horária: 20h
- Período: Você terá 30 dias para realização, a partir da data de inscrição.
Conteúdo Programático
- PROFESSOR 1 – DIEGO MACIEL:- O que é a primeira infância e por que ela precisa ser prioridade nas políticas públicas:- A concepção da ciência sobre o que significa o período da vida humana chamado de primeira infância;- A importância desta etapa para o desenvolvimento integral do ser humano;- Os elementos essenciais ao desenvolvimento integral da crianças, segundo a metodologia “nurturing care”, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Banco Mundial e o Unicef;- O que acontece quando se investe na primeira infância? (síntese de estudos que mensuram efeitos de investimentos em políticas de desenvolvimento infantil para os indivíduos e para o país);- Qual a situação das infâncias em nosso país? (panorama da situação das crianças com idade entre 0 a 6 anos no Brasil a partir de uma seleção de indicadores oficiais fundamentada na metodologia de cuidados integrais (nurturing care);- Cidadãos do presente: da indiferença ao olhar integral na criança (breve síntese histórica dos direitos das crianças no Brasil e no Mundo).- O que é a primeira infância e por que ela precisa ser prioridade nas políticas públicas:- A concepção da ciência sobre o que significa o período da vida humana chamado de primeira infância;- A importância desta etapa para o desenvolvimento integral do ser humano;- Os elementos essenciais ao desenvolvimento integral da crianças, segundo a metodologia “nurturing care”, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Banco Mundial e o Unicef;
- - O que acontece quando se investe na primeira infância? (síntese de estudos que mensuram efeitos de investimentos em políticas de desenvolvimento infantil para os indivíduos e para o país);- Qual a situação das infâncias em nosso país? (panorama da situação das crianças com idade entre 0 a 6 anos no Brasil a partir de uma seleção de indicadores oficiais fundamentada na metodologia de cuidados integrais (nurturing care);- Cidadãos do presente: da indiferença ao olhar integral na criança (breve síntese histórica dos direitos das crianças no Brasil e no Mundo).- O Marco Legal, os Planos pela Primeira Infância e o papel dos Municípios no desenvolvimento integral das crianças:Conhecendo o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/16): principais aspectos iniciais e o desafio da intersetorialidade;MATERIAL COMPLEMENTAR (entrevista ou podcast)- Lugar de crianças é no orçamento: o financiamento das políticas públicas para a primeira infância;- O Plano Nacional pela Primeira Infância - PNPI;- O Plano Municipal pela Primeira Infância - PMPIPROFESSOR 2 – SOLIDADE MENEZES- A Linguagem da Primeira Infância – conceitos e siglas- Apropriação da linguagem utilizada nos discursos e textos em documentos referenciais da Primeira Infância;- Conceitualização de termos específicos utilizados nos documentos (leis e planos).O Comitê Intersetorial- O que é, como funciona e sua temporalidade:- Composição e finalidade;- Institucionalização, funcionamento e produção.A Intersetorialidade- Sua funcionalidade técnica na construção do Plano Municipal da Primeira Infância- Características e especificidades- Teoria e Prática;MATERIAL COMPLEMENTAR_ Guia de Elaboração dos Planos da Primeira Infância
Professor(a)
- 1 Cursos2 Alunos
Diego Henrique Moraes Maciel
Auditor de Controle Externo do TCE, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com Especialização em Planejamento e Gestão Pública pela Universidade de Pernambuco - UPE, Mestrando em Políticas Públicas pela UFPE.
Inscreva-se!
PRIMEIRA INFÂNCIA E INTERSETORIALIDADE
Expor as razões pelas quais a primeira infância precisa ser prioridade nas políticas públicas governamentais e instruir os participantes sobre os elementos necessários à criação de um Comitê Intersetorial para a Primeira Infância no âmbito de seus municípios.
- Participantes inscritos: 2
Este curso inclui:
- Certificados personalizados
- Pesquisa
- Questionários
- Recursos